sábado, 4 de agosto de 2012

Teoria das Inteligências Múltiplas

A Teoria das inteligências Múltiplas é uma teoria formulara pelo psicólogo Howard Gardner e sua equipe de pesquisa, que ao estudarem pessoas com com danos cerebrais e perderam parte de uma faculdade descobriram as oito habilidades existentes nos seres humanos e valorizados nas mais variadas culturas.

Essas habilidades ele denominou de Inteligências Múltiplas. Como psicólogo do desenvolvimento Gardner acreditava que suas pesquisas sobre inteligência teria repercussão entre seus pares, mas o que ocorreu foi que a sua teoria das  Inteligências Múltiplas tornou-o mundialmente conhecido e estudado principalmente por educadores.

Gardner sempre foi interessado pela arte e música em particular tendo sido inclusive pianista e professor de piano, porque a arte raramente aparece nas pesquisas sobre o funcionamento da mente humana? Aí está o início dos estudos que o levaram à teoria das IM. Gardner passa a realizar pesquisas na área da neurologia, estudando onde estão localizadas, no cérebro, algumas faculdades, como a fala ou a capacidade de ver. 

As oito Inteligências Múltiplas estudadas são: 
1. Linguística;
2. Lógico-matemática;
3. Musical;
4. Espacial;
5. Físico-Cinestésica;
6. Interpessoal;
7. Intrapessoal e a;
8. Naturalista.