Manoel Carlos Botelho Lins da Silva
1. Universidade do Estado do Amazonas/UEA
Entre 1770 e 1820 no período conhecido como a “crise do sistema colonial”, foi marcado pela renovação metodológica de conteúdos e de organização da cultura e da educação.
As reformas pombalinas foram marcadas por “meio século de decência e de transição”, sendo que, o pensamento do Marquês de Pombal foi influenciado pelos estrangeiros que contestavam o modo de ensino jesuítico, mais precisamente os pesadores franceses que implementaram o pensamento iluminista em toda a Europa.
As idéias afrancesadas de separação entre a ciência e a religião proporcionaram o desenvolvimento científico da época.
No Brasil, as idéias “afrancesadas” chegaram com os alunos que estudavam fora da colônia, nas universidades Européias, como é o caso da Universidade de Coimbra. Os alunos possuíam e liam os autores modernos que sofriam a censura pombalina, como também os expurgados e proibidos pela Real censura, como é o caso de Diderot, (O abade Roymal) e Rousseau (O Emílio), os estudantes da época sofreram influência dos pensadores que contestavam a realeza, se tornando muito deles líderes de grandes revoluções realizadas no Brasil. Mas, nem todos os alunos tiveram um pensamento revolucionário, sendo aproveitados na administração Metropolitana.
A circulação de ilustração era realizada pelas lojas maçônicas, que tinha um caráter secreto, pois faziam o comércio clandestino de literaturas tidas como revolucionárias para época.
Outro meio de divulgação iluminista era a Sociedade Literária, que estando sob o controle das autoridades Metropolitanas, no entanto, realizava o comércio clandestino de literaturas, entre a Europa e a América. Mas, é preciso lembrar que a reforma pombalina foi implantada com muita dificuldade na colônia pela oposição dos partidários dos jesuítas.
No século XVIII, aos poucos foi criada uma rede de aulas avulsas de primeiras letras que compunha algumas disciplinas, tais quais: gramática latina, grego, retórica, filosofia, entre outras. Em Pernambuco, além das aulas avulsas, foi criado um seminário, isto é, um colégio para formação de padres.
Finalmente podemos considerar a obra Joanina. A ação Joanina na educação escolar acompanha a tendência geral apontada pela história da educação para os séculos XVIII e XIX.
___________________
*Texto produzido na aula da disciplina de História da Educação Brasileira e Amazônica, do Curso de Pedagogia - UEA, 2008.
___________________
*Texto produzido na aula da disciplina de História da Educação Brasileira e Amazônica, do Curso de Pedagogia - UEA, 2008.