Hebert José Balieiro Teixeira
I – Conceito de aprendizagem
O que é aprendizagem? e quais são as suas características?
Visando responder estas perguntas, através de estudos e pesquisas empreendidas pelos psicólogos resultaram no aparecimento de diferentes conceitos e definições de aprendizagem.
Há muitas divergências pelas quais diversos psicólogos abordam o fenômeno da aprendizagem. Assim, a aprendizagem tem sido considerada como:
• Um processo de associação entre uma situação estimuladora e a resposta, na teoria conexionista da aprendizagem;
• O ajustamento ou adaptação do indivíduo ao ambiente, na teoria funcionalista;
• Um processo de reforço do comportamento, baseada em um sistema dedutivo-hipotético, formulada por Hull;
• Um condicionamento de relações, realizado por diversas formas;
• Um processo perceptivo, em que se dá uma mudança na estrutura cognitiva.
Pode-se concluir a dificuldade para conceituar a aprendizagem de forma satisfatória. Porém, dos estudos realizados pelos especialistas se pode conceituar como a modificação sistemática do comportamento em caso de repetição da mesma situação estimulante. Esta noção implica o reconhecimento dos seguintes fatos:
• Existência de fatores dinâmicos;
• Possibilidade de modificação sistemática dos indivíduos;
• Aparecimento de resultados cumulativos ou continuados da prática.
Assim, a aprendizagem pode ser definida como uma modificação sistemática do comportamento, por efeito da prática ou experiência, com um sentido de progressiva adaptação ou ajustamento a uma nova situação que se ofereça.
Uma análise exaustiva das definições de aprendizagem dos diversos autores conduzirá a conclusão de que a mais geral das definições, abrangendo o pensamento da maioria deles, poderá resumir-se no seguinte: aprendizagem é uma modificação sistemática do comportamento ou da conduta, pelo exercício ou repetição, em funções ambientais e orgânicas.
II – Aprendizagem e desempenho
A aprendizagem continua ainda no plano das formulações teóricas.
Não se pode confundir aprendizagem com desempenho, que é o comportamento através do qual se infere a ocorrência da aprendizagem, uma das muitas variáveis que influenciam o desempenho.
Na realidade, não se descobriu uma forma de observar diretamente a aprendizagem, pois observa-se apenas as condições que antecedem o desempenho, depois o desempenho propriamente dito e finalmente as conseqüências do desempenho.
III – Conceito acadêmico de aprendizagem.
A aprendizagem não é apenas a aquisição de conhecimentos ou de conteúdo dos livros, como pode ser compreendida por uma concepção estreita e acadêmica do fenômeno, como também não se limita apenas ao exercício da memória, é antes um processo global, em que envolve os aspectos sociológicos, psicológicos, fisiológicos e cognitivos de um indivíduo.
IV – Característica da aprendizagem
1. Processo dinâmico: Não se trata apenas de atividade externa física, mas também, de atividade interna, mental e emocional, porque a aprendizagem é um processo que envolve a participação total e global do indivíduo em seus aspectos físicos, intelectuais, emocionais e sociais;
2. Processo contínuo: Desde o início da vida a aprendizagem acha-se presente, sendo um processo contínuo na idade escolar, na adolescência, na idade adulta e até a idade mais avançada;
3. Processo Global ou Compósito: A aprendizagem envolvendo uma mudança de comportamento terá que exigir a adaptação total e global do indivíduo para que todos os aspectos constitutivos de sua personalidade entrem em atividade no ato de aprender;
4. Processo Pessoal: Ninguém pode aprender por outrem, pois a aprendizagem é intransferível, de um indivíduo para outro;
5. Processo gradativo: A aprendizagem é um processo que se realiza através de operações crescentemente complexas, porque em cada nova situação envolve maior número de elementos;
6. Processo cumulativo: Com um sentido de progressiva adaptação e ajustamento social.
Como vimos no decorrer do texto a aprendizagem tem sido definida como uma mudança de comportamento ou do modo de pensar e de agir de um indivíduo, revendo todos os seus conceitos adquiridos, modificando-os conforme a sua aprendizagem, que depende do meio em que o mesmo vive.