Carlos Alberto Saraiva Monteiro
José Vicente de Souza Aguiar
André Belo da Silva
Hebert José Balieiro Teixeira
José Vicente de Souza Aguiar
André Belo da Silva
Hebert José Balieiro Teixeira
A presente pesquisa é de cunho bibliográfico da obra do viajante e pesquisador Dr. Theodor Koch-Grünberg - Dois anos entre os indígenas – Viagens no noroeste do Brasil – (1903-1905), onde aborda os estudos etnográficos de Grünberg sobre os povos indígenas do Noroeste da Amazônia, os relatos descritos por ele sobre o que viu e o que ouviu diante dos povos com os quais conviveu nesses dois anos de viagem. Sua viagem começa pelo Estado do Pará passando por Santarém e Óbidos vindo para o Amazonas, onde conheceu Manaus, Itacoatiara, Barcelos e outras cidades. Considerado como referência para a antropologia brasileira, filólogo de formação pela Universidade de Würzburg na Alemanha. Suas obras influenciaram escritores brasileiros na literatura, como Mário de Andrade em MACUNAÍMA.
A obra do autor faz uma apresentação sobre costumes, crenças, valores, produção artística, alimentação e cultura através de registros escritos, fotos e desenhos. Também faz comentários e críticas sobre os povos mencionando a influência dos europeus e as atrocidades cometidas por estes sobre os indígenas. A pesquisa da obra tem como principal objetivo registrar, analisar e interpretar o discurso impregnado na obra sobre o indígena, ou seja, sobre o “outro”. E com isso compreender o olhar de Grünberg sobre os povos do Amazônia e de que forma contribui para a construção do pensamento do homem Amazônida nos dias de hoje.
Antes de abordar a obra houve uma preparação para o método de abordagem. Há princípio, buscamos compreender dentro de uma análise dialética partindo como referência na pesquisa social a Minayo (2004), na obra Pesquisa social: teoria, método e criatividade e no auxílio metodológico de descrição e observação dos dados de Rezende (1999), em Pierre Bourdieu e o Estruturalismo.
Em seguida, foi necessário a compreensão de cultura nos seus diversos aspectos históricos adotando a compreensão de cultura que segundo Hall (1997), a cultura está inserida na linguagem e dos sistemas de classificação que consideramos como naturais, contudo, não deixam de ser fenômenos discursivos e para adentrar nas pesquisas de Grünber estudamos Veiga-Neto (1993), que vem trabalhar a questão da cultura e a escola. As discussões que foram feitas estão relacionadas com a compreensão do homem Amazônico no olhar dos viajantes especificamente em Grünberg (século XIX) que tem influência do humanismo e positivismo muito presente na época e mantido nos dias atuais.
A obra descreve a vivência entre os indígenas bem como a natureza das paisagens. Contudo o autor manifesta entusiasmo para algumas coisas como ver um conterrâneo no meio da viagem, bem como valorizando algumas artes e desvalorizando outras das tribos indígenas, as noções de beleza de estética, de civilização e de desenvolvimento são descritas tomando como referencia padrão do europeu. E tudo isso aparece de forma explícita e principalmente de forma implícita sobre o olhar do europeu sobre os povos desta região.
O homem Amazônico é aquele que está voltado para a natureza, simples, ingênuo e bom. Que embora sejam vistos de bom agrado pelo autor, a civilização não está presente nestas regiões remotas e quando algo “verdadeiramente civilizado” acontece em um determinado lugar é porque lá há a presença do europeu e/ou os costumes deles.
*Texto publicado no "XVIII Congresso de Inciação Científica da UFAM. Manaus: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM, 2009".
REFERÊNCIAS
HALL, Stuart. A centralidade da cultura:notas sobre as revoluções do nosso tempo. Educação & Realidade. S.l., V.22, n.2, p. 17 - 46, jul – dez. 1997
KOCH-GRÜNBERG, Theodor. Dois anos entre os indígenas: viagens ao noroeste do Brasil – (1903-1905). Manaus: EDUA/FSDB, 2005.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social : teoria, método e criatividade. ed. 23. Petrópolis : Vozes, 2004
REZENDE, Maria Vasconcelos. Pierre Bourdieu eo estruturalismo. Política & Trabalho. S.l. p. 193 – 204, set. 1999.
VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação. S.l. n.23, p. 05 – 15, maio – ago. 2003.